A Santa Barbara Systems, subsidiária da empresa de defesa General Dynamics GD.N na Espanha, sofreu um ataque cibernético em seu site, disse um grupo de hackers pró-Rússia. A empresa está atualmente reformando tanques Leopard para entrega na Ucrânia.
Um porta-voz da General Dynamics confirmou que a unidade espanhola foi alvo de uma tentativa de ataque cibernético “que foi detectada imediatamente e não comprometeu nenhum dos sistemas da empresa”.
A empresa decidiu desconectar temporariamente seu site até que uma investigação em andamento fosse concluída.
“Os dados confidenciais da empresa permanecem bem protegidos”, disse o porta-voz.
O funcionário da General Dynamics na Alemanha acrescentou que todas as operações da empresa na Europa estavam funcionando normalmente.
O grupo de hackers chamado NoName assumiu a responsabilidade pelo ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) por meio do serviço de mensagens Telegram.
Esses tipos de ataques direcionam grandes volumes de tráfego da Internet para servidores direcionados, deixando-os off-line.
“Enviamos nossos mísseis DDoS contra sites na Espanha ‘russofóbica’”, escreveu o grupo, que frequentemente dirige tais ações contra países que apoiam a Ucrânia, no Telegram na terça-feira (4).
A OTAN disse no mês passado que a Rússia estava por trás de uma campanha intensificada de ataques híbridos a empresas e infraestruturas nos estados membros, uma acusação que a Rússia rejeitou como “desinformação”.
A Santa Bárbara Systems monta veículos pesados, como tanques Leopard e equipamentos de artilharia para o exército espanhol e está envolvida na reforma dos tanques Leopard da Espanha, desativados, para entrega ao exército ucraniano, de acordo com o Ministério da Defesa da Espanha.
O Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha alertou a empresa nos últimos dias sobre a possibilidade de tais ataques, disse o porta-voz da General Dynamics em Madrid.
A Espanha prometeu na semana passada cerca de 1 bilhão de euros (R$ 5,77 bilhões) em apoio militar à Ucrânia este ano, que, segundo relatos da imprensa local, inclui 19 tanques Leopard 2A4.