Marcelo d’Agosto destaca que participou, no Insper, em São Paulo, de uma palestra do Robert Merton, prêmio Nobel de Economia em 1997, por ter desenvolvido uma fórmula para calcular o preço de contratos opções. Esses contratos são chamados de derivativos, e são super usados no mercado financeiro.
O tema da palestra foi ‘A evolução das inovações financeiras’. Comentarista destaca que o assunto tem relação com uma série de coisas que são faladas no CBN Dinheiro e que hoje são normais, mas que no passado relativamente recente não eram. Entre elas: diversificação da carteira, comparar o retorno do investimento com o risco e tal
E a minha surpresa é que no fim, para dar um exemplo do que está na vanguarda das inovações financeiras hoje em dia, ele citou um título que ele chamou de RSB, que é uma sigla em inglês de título para a aposentadoria. Que, ele mesmo disse, na versão 1.0 , é o nosso Tesouro RendA+.
Marcelo d’Agosto explica que é a versão 1.0 porque o RendA+ garante os recursos de hoje corrigidos pela inflação lá na frente. Merton está trabalhando para tentar desenvolver um título que tenha um outro indexador, lá nos Estados Unidos, (que represente melhor o poder de compra médio dos americanos). Mas, de qualquer forma, elogiou muito o RendA+.
Resumo:
Marcelo d’Agosto destaca que o CBN Dinheiro sempre explicou e divulgou o Tesouro Direto, desde quando o Mauro Halffeld fazia os comentários. Tem pouco mais de um ano que o Tesouro lançou o RendA+, que, segundo o professor Merton, está na vanguarda das inovações financeiras. E a gente sempre explica aqui. “Dá para dizer então que a gente acompanha bem as inovações financeiras para informar aos nossos ouvintes”.