A principal razão dessa alta é que a expectativa, agora, é que o Banco Central vai manter os juros altos por mais tempo do que o inicialmente imaginado.
Um ouvinte pergunta por que as taxas do Tesouro IPCA 2029 subiram nos últimos nos últimos três meses. Ele quer saber se essa tendência de alta vai continuar.
No começo de março o Tesouro IPCA tinha remuneração de IPCA mais 5,5% ao ano. Agora, as taxas IPCA são de mais 6,1% ao ano.
A principal razão dessa alta é que a expectativa, agora, é que o Banco Central vai manter os juros altos por mais tempo do que o inicialmente imaginado. E o motivo é que o Banco Central está preocupado com uma eventual alta da inflação.
Com a Selic hoje em 10,5% ao ano, e a inflação anual rodando na casa dos em 4%, a diferença entre juros e inflação é de 6,5 pontos percentuais. E a sinalização do Banco Central é que essa diferença entre juros e inflação vai continuar alta. A consequência é o aumento da taxa do Tesouro IPCA.
Se o governo e o Banco Central conseguirem indicar que a inflação vai ficar estável, aí sim os juros podem ser reduzidos.
Continue mandando suas perguntas para cbndinheiro@cbn.com.br.