O retorno dos alagamentos ocorre principalmente no bairro Praia de Belas, próximo à Orla do Guaíba.
A água voltou a subir em ruas de bairros de Porto Alegre onde os alagamentos já haviam recuado nos últimos dias. De acordo com a prefeitura, o nível ainda alto do Guaíba e a sobrecarga dos canais de drenagem dificultam o escoamento. O retorno dos alagamentos ocorre principalmente no bairro Praia de Belas, próximo à Orla do Guaíba.
Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos, Dmae, parte dos trechos alagados não é atendida por nenhuma casa de bombas. O efeito estaria ligado também ao escoamento do Arroio Dilúvio, que desagua no Guaíba exatamente neste bairro.
Conforme medição realizada nessa quarta (29), o nível do Guaíba chegou a 3,88 metros, o que representa uma elevação em relação aos dias anteriores.
Bairro Praia das Belas, em Porto Alegre, registra novos alagamentos. — Foto: Bruno Teixeira/CBN
No Vale do Rio Pardo, uma das primeiras regiões afetadas pelo desastre, a população começou a retomar as atividades em Sinimbu. Já no Vale do Taquari, o trânsito foi liberado nas quatro pistas do trecho da BR-386 entre Lajeado e Estrela, ampliando a circulação pela região, enquanto o Exército trabalha para reerguer uma passadeira na travessia de um riacho em Arroio do Meio.
A tragédia climática no Rio Grande do Sul completou um mês nessa quarta-feira (29). Cento e sessenta e nove pessoas morreram em decorrência dos temporais e outras 45 pessoas estão desaparecidas. Mais de 800 ficaram feridas. Dos 497 municípios gaúchos, 473 foram afetados.