Depois dos voos do Calor Humano e do Melhor Amigo, a FAB enviou, nesta quarta-feira (22), uma aeronave KC 30 com 20 toneladas de doações de calçados para o Rio Grande do Sul.
Os tênis, botas e sapatos foram organizados em caixas e catalogados como feminino, masculino e infantil. Outros donativos também foram colocados no compartimento inferior da aeronave.
FAB envia voo com 20 toneladas doações de calçados para o Rio Grande do Sul — Foto: Milena Dias/CBN
O coordenador de logística da campanha dos calçados, Brigadeiro Gilson Alves, considera importante a seleção para atender às maiores necessidades das vítimas.
“Na logística, a gente tem que ser preciso, né? A gente tem que entregar no momento certo, para a pessoa que precisa e o que ela está precisando. Então, a coordenação, junto ao nosso comando conjunto – aquele comando que tem as três forças, – e à Defesa Civil, é importantíssima porque eles demandam para nós, informando o que é necessário, qual a necessidade naquele momento e onde entregar”, explica.
Homenagem às vítimas das enchentes
Centros de Tradições Gaúchas participam de cerimônia em homenagem às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul — Foto: Milena Dias/CBN
Antes da decolagem, integrantes de dois Centros de Tradições Gaúchas – um da Vila Planalto e outro de Valparaíso de Goiás – participaram de uma cerimônia em homenagem às vítimas da tragédia.
O grupo estava caracterizado com roupas da cultura gaúcha, bandeiras do estado e faixas. A orquestra da FAB tocou o Hino do Rio Grande do Sul.
O diretor do CTG Estância Gaúcha do Planalto, Sidney Bernau, diz que se sentiu muito triste com o desastre, mas comovido com a solidariedade, principalmente em Brasília.
“A gente sabe que tem sido no Brasil todo, mas, aqui em Brasília principalmente, tem muito empenho, não só os CTGs, mas de entidades do governo, lojas, shoppings. Realmente o povo é muito solidário”, afirma.
A FAB continua a enviar voos com doações diariamente e pretende organizar novas viagens temáticas de acordo com a necessidade das vítimas do Rio Grande do Sul.
*Estagiária sob supervisão de Meire Bertotti