Capacidade vai ser de 35 voos semanais. Uso da base aérea para voos comerciais é uma das alternativas para evitar impacto com fechamento do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre.
A venda de passagens para voos comerciais para a Base Aérea de Canoas deve ser liberada nesta terça-feira (21). A expectativa do Ministério de Portos e Aeroportos é que o terminal comece a receber as primeiras aeronaves na quarta-feira (22). A capacidade vai ser de 35 voos semanais. Até esta segunda-feira (20), o governo liberou 134 voos para acessos alternativos ao Rio Grande do Sul, como Caxias do Sul, Santo Ângelo, Pelotas, Passo Fundo e Santa Maria. A alternativa é uma forma de evitar impacto com o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, devido às enchentes. Ouça reportagem abaixo:
Na semana passada, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já havia decidido liberar a base aérea de Canoas para receber os voos comerciais. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que a concessionária que administra o Aeroporto Salgado Filho vai operar a Base Aérea de Canoas de forma emergencial, em razão da experiência no terminal de Porto Alegre.
“A Fraport vai assumir a operação do aeroporto de Canoas para no primeiro momento nós termos disponíveis até cinco voos diários nessa primeira semana e, a partir de amanhã, as companhias aéreas já começam a vender os bilhetes, as suas passagens para a gente poder ampliar a aviação comercial do estado do Rio Grande do Sul”, afirma.
O ministro ainda disse que o governo só consegue fazer novas projeções sobre a liberação do Salgado Filho quando a água começar a baixar e que, pela primeira vez, nesta segunda-feira, começou a ser visualizada parte da pista do terminal.