O programa, anunciado neste domingo (19), faz parte das estratégias de expansão e revitalização da área. Segundo o prefeito Eduardo Paes, a primeira fase de obras deve estar pronta para licitação até o fim deste ano.
A prefeitura do Rio quer criar uma orla no Porto Maravilha, na região Central da cidade, com praças flutuantes e um novo píer para navios de cruzeiro. O projeto do Parque Porto foi anunciado neste domingo e já foi apresentado ao presidente Lula e ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
As obras serão divididas em duas fases. A primeira delas, que vai do Píer Mauá até o AquaRio, terá cinco praças flutuantes, com áreas de piquenique, quadras esportivas e um píer na Marina pública. Já a segunda etapa irá até o armazém 18, com mais seis praças e uso das ilhas da Pombeba e Santa Bárbara como restaurantes e museu ao ar livre.
O prefeito Eduardo Paes afirmou que o Parque Porto será uma área turística e ecológica nos moldes do século XXI”.
“É o nosso Parque do Flamengo do século XXI. É a possibilidade que a gente tem de ter uma área de lazer diante das regras do nosso século. Não vamos fazer aterro, todas as praças serão flutuantes e feitas com estacas, para não ter dano ambiental nenhum. Vamos ter muito conceito de sustentabilidade ali”, comentou.
A nova área de lazer faz parte das obras de revitalização da Zona Portuária, que começaram com a demolição da Perimetral em 2013. Segundo Paes, a previsão é de que o projeto da primeira fase esteja pronto para ser licitado no fim deste ano. Porém, o prefeito não informou valores que serão gastos na construção do Parque.