O PSDB decidiu lançar o apresentador José Luiz Datena (PSDB) como pré-candidato a prefeito de São Paulo. A informação foi confirmada à CBN pelo presidente municipal do partido, José Aníbal.
Segundo ele, Datena apareceu com boa pontuação em pesquisas internas feitas pela sigla, o que convenceu o apresentador a participar da corrida eleitoral.
“Quando ele viu a pesquisa, sentiu que tem potencial para uma candidatura a prefeito na capital. O diálogo com ele é frequente, cotidiano, eu diria, e muito bom. Ele revela disposição de encarar. Como ele tem demonstrado interesse de levar adiante a campanha, estamos considerando a candidatura dele”, afirmou.
Questionado se o partido acreditava que Datena se manteria na disputa até o fim, já que desistiu outras quatro vezes, Aníbal afirmou confiar na palavra do apresentador, que teria demonstrado desejo de consolidar a candidatura.
Então, Datena não será vice de Tabata?
O apresentador se filiou ao PSDB em abril deste ano, no fim da janela partidária, após deixar o PSB, da pré-candidata a prefeita Tabata Amaral (PSB). Esse é o décimo primeiro partido de Datena desde 1992.
Foi Tabata quem liderou a articulação para o apresentador migrar para o ninho tucano, na tentativa de fechar uma aliança com a sigla. A ideia é de que, filiado ao PSDB, ele fosse vice da deputada federal.
Anibal disse que não havia acordo fechado para que Datena estivesse na chapa da deputada. O ex-senador reiterou, no entanto, que “não há litígio” com Tabata e que respeita a candidatura dela.
Procurada pela CBN, a pré-candidata afirmou, via assessoria de imprensa, que não comentaria o assunto.
Nos bastidores, a ideia é evitar falar sobre o assunto, já que o PSB espera retomar o diálogo com Datena mais à frente por avaliar que o apresentador pode recuar da candidatura. A avaliação é de que qualquer declaração agora pode ser mal interpretada por ele, inviabilizando as negociações.
Segundo fontes da campanha ouvidas pela reportagem, Tabata já calculava o risco de Datena sair candidato pelo PSDB devido ao histórico de idas e vindas do apresentador na política.
Mesmo com isso, ela decidiu apostar na filiação do apresentador ao partido. Essa foi uma estratégia para solucionar o incômodo que ele vinha apresentado com a possibilidade de perder a vice de Tabata para o PSDB – a pré-candidata vinha negociando o posto com o partido para garantir o apoio dos tucanos.