Moradores da Barra Olímpica, na Zona Oeste do Rio, ganharam neste domingo um novo espaço de lazer: o Parque Rita Lee. O local, antes conhecido como Boulevard Olímpico, foi revitalizado.
Parque Rita Lee, no Boulevard Olímpico, na Zona Oeste do Rio de Janeiro
A Prefeitura do Rio inaugurou, neste domingo (12), o Parque Rita Lee, na Barra Olímpica, na Zona Oeste da cidade. O projeto homenageia a Rainha do Rock, que morreu em 8 de maio do ano passado, aos 75 anos, por causa de um câncer.
Durante o evento, o prefeito Eduardo Paes lembrou o desejo de Rita Lee de virar “nome de praça” ao falar sobre o novo parque. Ele disse ainda que artista foi uma das pessoas que ajudou na reflexão sobre machismo e racismo no Brasil.
“Ela disse o seguinte: ‘a única coisa que eu gostaria é virar nome de praça’. Como ela era paulista, eu falei: ‘vou sair na frente de São Paulo. Vou fazer um parcão só para ela, um parque enorme’. Mas a gente é uma sociedade machista, preconceituosa, trata a mulher como elemento de segunda classe, trata mal os pretos, é racista. A gente precisa enfrentar essas questões. E uma das pessoas que ajudou essa reflexão no Brasil foi a Rita Lee”
Prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante inauguração do Parque Rita Lee, na Zona Oeste da cidade — Foto: Maria Clara Aucar / CBN
O parque, conhecido antes como Boulevard Olímpico, custou R$ 36 milhões e agora oferece diversas atrações como skate park, muro de escalada, quadra de basquete, além de estruturas como praça molhada e coberturas para ajudar a amenizar o calor.
O biólogo Breno Alves contou que já frequentava o parque e disse que, com as mudanças, o local “melhorou bastante”.
“Eu sou morador aqui da frente, então a gente sempre já vinha no Parque Olímpico, né? Mas, hoje, com a inauguração, a gente veio ver como é que ficou essa reforma que foi feita. Agora, tem mais infraestrutura para as crianças. Acho que eles vão botar food truck também, alguma coisa de comida. Assim, melhorou bastante o parque no geral, do era anteriormente,melhorou bastante”.
Este é o primeiro de cinco parques planejados pela prefeitura. Os próximos projetos, ainda sem datas de inauguração, incluem o Parque Susana Naspolini, em Realengo, e o Parque da Pavuna, além das primeiras etapas dos parques de Inhoaíba e Piedade.