Um avião da companhia Azul com ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul partiu, neste sábado (11), do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, com destino a base da Força Aérea Brasileira, FAB, em Canoas, na região Metropolitana de Porto Alegre. Além de 3 toneladas de doações, a aeronave também transportou um grupo de voluntários que vai reforçar o trabalho das equipes de resgate nas cidades gaúchas.
Embarcaram 28 médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e veterinários, além de 11 bombeiros voluntários de estados do Nordeste. Ouça reportagem completa abaixo:
Rio Guaíba voltou a descer
O sábado foi marcado por mais chuva e o aumento do número de mortos em função dos temporais no Rio Grande do Sul. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Gaúcha no início da noite, 136 pessoas morreram e outras 125 seguem desaparecidas. Cerca de 14 mil pessoas estão desabrigadas somente em Porto Alegre, de acordo com a prefeitura.
Neste sábado, o nível do Guaíba voltou a descer e chegou a 4,57 metros. A água ainda ocupa totalmente as principais vias do centro da cidade, mas recuou no bairro Cidade Baixa, vizinho ao Centro. Apesar da diminuição do nível do Guaíba, o retorno da chuva em maior volume preocupa a população e autoridades.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) emitiu alerta de risco alto para alagamentos e deslizamentos de terra no Rio Grande do Sul neste domingo, em função da chuva. A previsão é que o volume de chuva supere os 150 milímetros em boa parte do estado.