O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, de 85 anos, revelou ter sido diagnosticado com um tumor maligno na língua, onde tem uma lesão cancerígena há mais de 27 anos. O anúncio foi feito através de um vídeo publicado na rede social X.
O ex-líder lamentou, dizendo: “Justo agora que reconquistei minha liberdade, tenho que enfrentar uma nova batalha”. Ele chegou a passar por diversos problemas de saúde durante o tempo em que esteve na prisão.
Ainda de acordo com o vídeo, Fujimori iniciará um tratamento contra a doença, ao lado da família. “Além da medicina, o meu melhor tratamento é o amor dos meus filhos e netos”, acrescentou.
>”Nunca me rendo à doença e arbitrariedade. Nada poderá evitar meu reencontro com todos vocês. Com o seu apoio, a ajuda de Deus e o amor da minha família, vou derrotar o câncer”. Completando, também, com um pedido de orações.
Solto desde dezembro
O ex-presidente peruano foi libertado em dezembro do ano passado, enquanto cumpria pena de 25 anos por violações dos direitos humanos.
Ele foi condenado em 2009 por ordenar o massacre de 25 pessoas em 1991 e 1992, quando seu governo lutava contra o Sendero Luminoso.
Mas foi indultado na véspera de Natal de 2017 pelo presidente da época, Pedro Pablo Kuczynski. Alberto Fujimori ficou em liberdade por cerca de nove meses antes de um tribunal declarar a nulidade.
Desde então, o perdão foi repetidamente anulado ou suspenso pelos tribunais inferiores após pressão do Tribunal Interamericano e das famílias das vítimas.