O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse ainda que a disseminação de informações falsas sobre chuvas e enchentes no estado será investigada pela Polícia Federal.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou, nesta sexta-feira (10), que as fake news estão impedindo as operações de resgate de vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Em evento em São Paulo sobre mudanças climáticas organizado pela USP e o Instituto Atmosfera de Estudos e Pesquisas Ambientais, o ministro disse ainda que a disseminação de informações falsas sobre a tragédia no estado será investigada pela Polícia Federal:
“As fake news podem ter consequências dramáticas e constituem um crime quando há impacto sobre a atuação, por exemplo, das forças de segurança. As fake news no Rio Grande do Sul estão impedindo um socorro adequado às vítimas, lamentavelmente, mas isso será apurado devidamente”, afirmou.
Por causa do alto volume de fake news sobre as chuvas no Rio Grande do Sul, o governo federal anunciou, nesta sexta, a criação de uma sala de situação para implementar ações coordenadas de enfrentamento à desinformação. A medida tem apoio da Advocacia-Geral da União.
Na terça, ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que o governo pediu à Polícia Federal a abertura de investigações sobre a divulgação de conteúdos falsos a respeito das enchentes no estado.