O atacante Luciano Rodríguez será um dos principais focos de atenção da partida entre Liverpool-URU e Palmeiras, nesta quinta-feira (9), pela quarta rodada do grupo F da Copa Libertadores da América.
A bola rola às 19h (horário de Brasília) no estádio Centenário, em Montevidéu — o CNN Esportes acompanha a partida em tempo real.
Com apenas 20 anos, Luciano Rodríguez é considerado a grande promessa do futebol uruguaio atual, já tendo recebido a imponente alcunha de “novo Luis Suárez”. No primeiro confronto entre as duas equipes, ele mostrou seu valor.
Atacante já deu trabalho ao Palmeiras
Rodríguez foi o maior destaque do Liverpool no bom primeiro tempo que fez no Allianz Parque, quando o time uruguaio chegou a abrir o placar. Ele cobrou a falta potente que Weverton defendeu parcialmente e Jean Rosso marcou no rebote (veja no primeiro lance do vídeo abaixo).
Além da participação no gol, o jovem atacante deu trabalho à defesa palmeirense com movimentação intensa, jogadas verticais e confronto direto com os zagueiros. O Palmeiras viraria aquela partida, com direito ao primeiro gol da joia Estevão como profissional.
Veja números e lances de Luciano Rodríguez pelo Liverpool
Desde então, Luciano Rodríguez passou a ser sondado pelo próprio Palmeiras. Em entrevista a uma rádio uruguaia, o agente do atacante, Maurício Machado, chegou a dizer que faria uma reunião com o clube brasileiro para tratar da possível contratação antes do jogo desta quinta.
Apesar de ouvir o Palmeiras, Machado adiantou ainda que o clube espanhol Girona, grande surpresa da atual edição de LALIGA, também está de olho e é o favorito para tirar Luciano Rodríguez do Liverpool.
No começo do ano, o atacante chegou a ser sondado pelo Vasco, enquanto disputava o Pré-Olímpico com a Celeste, e ficou próximo de acerto com o Feyenoord, da Holanda.
Por que Luciano Rodríguez é tão disputado no mercado?
Mesmo jovem, o atacante nascido em Montevidéu e revelado pelo Progresso foi o protagonista da histórica campanha do Liverpool em 2023, que culminou no título uruguaio. Na temporada passada, ele marcou 9 gols e deu uma assistência em 34 partidas.
Ele foi convocado recentemente por Marcelo Bielsa para a seleção uruguaia principal, e pode pintar na lista final para a disputa da Copa América — ele está na convocação preliminar.
Há uma expectativa de que, apesar de já ser um jogador caro — especula-se que o Girona ofereceu US$ 15 milhões (R$ 76,5 milhões) —, ele tenha lastro de evolução em uma liga mais forte e pode render lucros no futuro.
Veja o mapa de calor de Luciano Rodríguez
Apesar da comparação com Suárez, Rodríguez não é, ainda, um atacante matador. Marcou 32 gols e deu 10 assistências em 122 jogos entre clubes e seleções de base.
Ele costuma incomodar as defesas por flutuar por todo o campo de ataque, pendendo mais para o lado direito, além de saber jogar centralizado. Tem bom chute, recupera bolas no setor ofensivo, bate faltas, dificilmente se machuca e raramente é substituído.
Idealmente, jogaria como segundo atacante, ao lado de um centroavante de referência. Mais ou menos como Endrick tem feito em parceria com Flaco López, na atual temporada palmeirense.
A torcida do Palmeiras poderá ver um pouco mais de perto, pela segunda vez, o que Luciano Rodríguez poderia contribuir para o time de Abel Ferreira. Isso, claro, se Leila Pereira conseguir superar a concorrência do Girona, que pertence ao Grupo City.
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
- YouTube
- Tiktok