Sadiq Khan conquistou o terceiro mandato consecutivo como prefeito de Londres, coroando eleições locais na Inglaterra que confirmaram a supremacia política do Partido Trabalhista, um golpe para o governo conservador britânico.
Khan obteve 43,7% dos votos, derrotando a desafiante conservadora Susan Hall por cerca de 11 pontos percentuais, ampliando seu controle da capital, que começou em 2016.
Isso acontece após uma série de vitórias para os Trabalhistas, que estão firmemente posicionados para tomar o poder do primeiro-ministro Rishi Sunak e dos seus conservadores na eleição geral.
Os conservadores perderam o controle de 10 conselhos locais e quase 500 vereadores na quinta-feira (2), sofrendo uma derrota eleitoral que praticamente todos, incluindo aqueles dentro do partido, esperavam.
“Sinto muito, não me importa qual partido político vocês apoiam, se você deixar seu país em um estado pior do que quando o encontrou 14 anos depois, você não merece estar em governo por mais um mandato”, afirmou o líder trabalhista Keir Starmer a repórteres neste sábado (4).
Mas Sunak provavelmente conseguiu vitórias suficientes para resistir a um desafio à sua liderança, algo que os conservadores rebeldes ameaçaram dependendo do resultado das eleições de quinta-feira.
O partido esperava manter o cargo de prefeito em West Midlands neste sábado, depois de ter assegurado o mesmo cargo em Tees Valley, dando ao cada vez mais sitiado premiê algo em que se agarrar enquanto busca pelo menos unificar seus legisladores em Westminster.
“Ensaio” antes das eleições gerais
As eleições de quinta-feira marcaram um “ensaio final” antes das eleições gerais, que devem ocorrer em janeiro de 2025.
Sunak resistiu aos pedidos para definir quando realizará essa votação, e o Partido Trabalhista lidera as pesquisas de opinião por uma margem enorme.
O partido de oposição de Starmer conquistou o controle de oito conselhos e a vitória nas eleições suplementares de Westminster em Blackpool.
Os resultados confirmaram as sondagens, que indicaram que o grupo está no caminho certo para ganhar o poder, embora os Trabalhistas não tenham conseguido a “onda vermelha” que alguns membros esperavam, ficando aquém em algumas das disputas mais complicadas que enfrentou.
E também houve indicações de que o descontentamento entre a posição do partido sobre a guerra de Israel em Gaza prejudicou o Partido Trabalhista entre os eleitores em áreas com grandes populações muçulmanas.
Em particular, a perda do conselho de Oldham, uma cidade do noroeste inglês, onde cerca de um quarto da população é muçulmana.
“Reconhecemos a força do sentimento que existe e, claro, continuaremos trabalhando assim como fazemos em todas as áreas do país para reconquistar votos no futuro”, disse a secretária do Interior do Partido Trabalhista, Yvette Cooper, à BBC.
Primeiro de Londres prefeito a conseguir terceiro mandato
Khan se tornará o primeiro prefeito de Londres a cumprir um terceiro mandato desde que o cargo foi criado, em 2000.
A cidade, onde vivem 9 milhões de pessoas, é mais multicultural, liberal e pró-europeia do que o Reino Unido como um todo, o que fez com que Khan entrasse em conflito com líderes trabalhistas, especialmente sobre a questão do Brexit.
Ele priorizou políticas de redução de emissões de gases do efeito estufa, num esforço para acabar com a reputação da cidade como uma grande poluidora, e ganhou as manchetes internacionais durante uma longa briga pública com o ex-presidente dos EUA Donald Trump durante seu governo.
Mas os críticos atacaram o histórico de crimes com facas sob a administração Khan e sua recente expansão de uma zona de baixas emissões, pioneira no mundo, que, segundo os conservadores, afetaria mais duramente as famílias mais pobres nos arredores de Londres.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original