O príncipe Harry retornará ao Reino Unido em maio para comemorar o aniversário dos Jogos Invictus, a competição esportiva que ele fundou há uma década.
O Duque de Sussex fará uma leitura em uma cerimônia na Catedral de St. Paul, em Londres, em 8 de maio, para marcar os 10 anos dos Jogos Invictus. O anúncio foi feito neste domingo (28).
A última vez que o príncipe esteve em seu país foi em fevereiro, em uma visita rápida depois que o diagnóstico de câncer de seu pai, o rei Charles III, foi anunciado.
Harry falou sobre a doença do pai em um entrevista à ABC, no programa “Good Morning America”, que ele “pulou em um avião e foi vê-lo assim que eu pude.”
“Eu amo minha família. O fato de poder entrar em um avião e ir ver e passar algum tempo com ele, eu sou grato por isso”, acrescentou.
Ainda não há informações sobre se o príncipe se reunirá com seus parentes da Família Real durante a viagem no próximo mês.
O duque e sua esposa, Meghan, duquesa de Sussex se mudaram para os Estados Unidos em 2020. Nos anos seguintes, Harry, de 39 anos, fez várias viagens de volta ao Reino Unido, incluindo o funeral da rainha Elizabeth II em 2022 e a coroação de seu pai no ano passado.
Também não está claro se Meghan acompanharia seu marido para a celebração do Invictus.
O Palácio de Buckingham anunciou que o Rei Charles III, que ainda está em tratamento, deve retornar às funções públicas na terça-feira (30). Sua equipe médica teria ficado “suficientemente satisfeita” com seu progresso e “permaneceria positiva” em sua recuperação.
A agenda do monarca será gerenciada cuidadosamente com decisões sobre quais eventos ele assumirá mais perto da data e em consulta com seus médicos. O rei não realizará um programa de verão completo, disse o palácio, mas ele dará as boas-vindas ao imperador japonês Naruhito e à imperatriz Masako para uma visita de estado em junho.
Os Jogos Invictus foram fundados pelo Príncipe Harry após o trabalho no Afeganistão. Eles visam apoiar a recuperação de feridos veteranos de guerra, de acordo com o site da fundação.
Os próximos Jogos Invictus serão realizados em Vancouver e Whistler, no Canadá, em fevereiro de 2025. Mais de 500 competidores de mais de 20 países vão particiopar do evento em esportes adaptativos, como remo indoor, vôlei sentado, natação, rugby em cadeira de rodas e basquete em cadeira de rodas.
Os esportes de inverno também serão jogados pela primeira vez nos jogos de Vancouver Whistler, incluindo esqui alpino e snowboard, esqui nórdico e biatlo, esqueleto e curling em cadeira de rodas.
Os jogos serão realizados em parceria com as Primeiras Nações “no espírito de verdade e reconciliação com as comunidades indígenas”, disse Harry no site dos jogos.
Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.
versão original