Saiba o que o fenômeno, que apareceu através da possibilidade das imagens de aranhas em Marte.
Chamou atenção neste sábado (dia 27) imagens que foram feitas pela Agência Espacial Europeia relevando “aranhas” em Marte. As fotos foram captadas pela sonda ExoMars Trace Gas Orbiter mostrando uma formação na superfície do planeta vermelho que se formam quando a luz solar da primavera cai sobre o dióxido de carbono durante meses no local.
A criação de imagens em nossas cabeças com coisas que parecem claramente figuras que já conhecemos tem um nome: se chama pareidolia. É um fenômeno psicológico já reconhecido e estudado pela ciência.
O que é pareidolia?
Exemplo de pareidolia. — Foto: Reprodução
Em uma definição clássica é quando os olhos humanos enxergam algo que tem alguma semelhança visual com um objeto, padrão ou significado já reconhecido, mas que não nenhuma relação. Os casos mais comuns são aqueles em que vemos rostos ou animais em uma formação de nuvens.
Mas, de acordo com cientistas, a pareidolia também pode ser auditiva, como quando ouvimos uma música gravada em um formato diferente (ao contrário, com velocidade aumentada) e interpretamos significados ocultos que não existem originalmente.
Especialistas acreditam que essa se trata de uma herança evolutiva. A ideia era que nosso cérebro construísse imagens para evitar ataques de possíveis predadores. Isso seria atestado pela pareidolia também estar em primatas e felinos.