Chegando nas proximidades com o meio do ano podemos ter noção melhor de algumas das melhores coisas que tivemos contato em 2024. Desde a vida pessoal, até mesmo a cultura. Por isso, a semana está recheada com um dos melhores filmes, uma das melhores exposições e um dos melhores shows do ano.
Nesta Dicas de Sexta, trazemos um gostinho do que esperar:
No cinema…
Estrou nesta semana um dos melhores filmes de 2024. “Rivais”, novo longa do diretor Luca Guadagnino, tem a atriz Zendaya como uma das protagonistas e também uma das principais produtoras do projeto.
A história é de uma atleta prodígio do tênis que se tornou treinadora, feita por Zendaya, que é casada por Art (Mike Faist), campeão numa fase ruim da carreira. Ela, então arquiteta uma estratégia para a redenção do marido que toma um rumo surpreendente quando ele deve enfrentar o fracassado Patrick (Josh O’Connor) nas quadras. Patrick foi o melhor amigo de Art e é ex-namorado de Tashi.
Através de uma disputa de tênis, o filme debate poder e pulsão sexual. Até porque Guadagnino usa isso apenas como uma discute para falar das disputar por controle um sob o outro, através de um triângulo amoroso que remete aos melodramas clássicos do cinema americano.
Nas exposições…
Arte de Bezerra da Silva feita por Marcelo Ment. — Foto: Francisco Moreira da Costa/Divulgação
Acaba neste domingo (dia 28) a exposição “Mundo Ment”, que traz um passeio pelos 25 anos de trabalho em grafite do carioca Marcelo Ment.
Nela, o artista até mesmo ultrapassa seus grafites originais para chegar até telas, impressões 3D ou até mesmo arte digital. Sempre com um tom político e social, ele busca retratar figuras da história brasileira de formas diferentes, como Bezerra da Silva, Madame Satã e Pixinguinha. Além disso, Ment costuma também criar personagens para falar sobre a história do país.
A exposição está no Centro Nacional de Folclore, na Rua do Catete, 179. O horário de visita durante o fim de semana é de 13h até 17h.
Nos shows…
Gonzaguinha, um dos maiores nomes da música brasileira, recebe uma homenagem especial da cantora Bruna Caram em uma apresentação no Teatro Cesgranrio. Ela faz uma releitura de clássicos do artista da MPB, como “O que é O que é?” e “Sangrando”.
Os shows começaram com lives no período pandêmico e acabaram se transformando em uma turnê especial, além de serem levados para um disco intitulado “Afeto e Luta – Bruna Caram Canta Gonzaguinha”, lançado em 2023.
A apresentação acontece neste sábado (dia 27) às 20h. Os ingressos variam entre R$ 15 e R$ 60.