Mulher recorreu a consulado da Rússia que informou à polícia sobre caso. Resgatada com filha pequena, vítima era agredida e obrigada a entregar dinheiro recebido da família para agressor comprar bebidas.
Uma mulher russa, de 38 anos, foi resgatada pela Polícia Civil após sofrer violência doméstica em Montes Claros, no norte de Minas Gerais. A mulher recorreu ao Consulado da Rússia de Belo Horizonte que informou às forças de segurança sobre a situação. A vítima foi resgatada junto da filha do casal, de dois anos de idade. Ouça reportagem completa abaixo:
Ela contou à polícia que conheceu o atual companheiro no país de origem. Além de ser agredida fisicamente, o homem também a obrigava a entregar todo o dinheiro enviado para ela pela família que mora na Rússia. Em seguida, ele usava o valor para comprar bebidas alcóolicas.
Segundo a Polícia Civil, a mulher foi resgatada “em situação de extrema vulnerabilidade psicológica, com hematomas pelo corpo e bem debilitada”. Ela foi encaminhada para o Posto Médico-Legal para exames.
De acordo com Consulado da Rússia em Belo Horizonte, essa foi a segunda vez que alguma imigrante buscou ajuda para casos de violência doméstica em Minas Gerais.
A cônsul honorária, Carolina Bernardes, disse que, em casos como esse, imigrantes não devem temer em pedir ajuda:
“Em casos como esse, os imigrantes, eles devem sempre, sim, procurar o seu consulado, porque nós podemos fazer exatamente o que foi feito: acionar a Polícia Civil, acionar a delegacia especializada e procurar ajuda e orientação para que o cidadão possa receber o respaldo e o resgate necessário quando é o caso. A polícia serve, obviamente, para proteger todo e qualquer cidadão em risco no Estado, e isso vale também para os imigrantes, obviamente.”
A Polícia Civil de Minas Gerais informou que o homem está sendo investigado por violência doméstica, constrangimento ilegal, lesão corporal, ameaça e injúria praticados contra a vítima e a filha do casal.