A Prefeitura do Rio anunciou para esta quarta-feira (24), o lançamento do edital de licitação para o novo serviço de transporte aquaviário que vai conectar os aeroportos Santos Dumont e Galeão, através da Baía de Guanabara. O pregão foi marcado para o dia 6 de julho.
A iniciativa, que faz parte dos esforços para valorizar o acesso ao aeroporto internacional Tom Jobim, vai incluir um investimento de R$ 106 milhões, compartilhado entre o município e a futura concessionária.
Projeção em 3D de uma das estações do novo transporte entre os aeroportos. — Foto: Prefeitura do Rio
A nova rota de transporte entre os aeroportos deve contar com sete embarcações 100% elétricas, que podem transportar entre 60 e 100 passageiros cada, todos os dias, das 6h às 23h, com um intervalo de 15 minutos entre cada partida. O trajeto completo, incluindo uma transferência para micro-ônibus elétricos até os terminais do aeroporto, deve durar cerca de 45 minutos. E de acordo com o projeto, a tarifa por trajeto vai ser de, no máximo, R$ 20,00.
Além disso, a ideia é aproveitar o potencial turístico do projeto, e explorar ângulos e rotas que deem ao usuário uma vista privilegiada para o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, além de ser uma alternativa ao trânsito pesado.
O projeto segue outras iniciativas pra promover o Galeão, como a limitação de voos no Santos Dumont e a introdução de novos modais de transporte, que já resultaram em um aumento do número de passageiros e na expectativa de um impacto positivo substancial no emprego e no PIB local e nacional.
O parceiro privado vai ser escolhido para construir os terminais e operar o serviço pelo prazo de 30 anos.