‘A Prefeitura de São Paulo criou duas novas categorias de táxi na cidade: “executivo” e “acessível”. Elas terão a mesma tabela tarifária da categoria “comum”, segundo o decreto assinado pelo prefeito Ricardo Nunes neste sábado (20).
O serviço executivo vai ser destinado ao público corporativo, como empresários, e a eventos da categoria. Os veículos devem ter até cinco anos de fabricação; cor preta e capacidade máxima de até sete passageiros.
Os condutores interessados devem de comprovar ao menos dois anos de exercício profissional como motorista de táxi na cidade.
Já os táxis do serviço Acessível devem estar adaptados para o transporte de pessoas com deficiência seguindo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas e as exigências dos órgãos municipais. Os motoristas devem ter o Condutax, além de possuir um curso especial.
A prefeitura também liberou o uso de caminhonetes cabine-dupla de até 3 mil quilos e meio para o serviço na capital. Os taxistas não poderão cobrar nenhum valor adicional pelo transporte dos itens na caçamba da caminhonete.
O prefeito Ricardo Nunes comentou a volta do táxi preto. A prefeitura também anunciou o sorteio de alvarás e de novas vagas em pontos.
Quase 3,7 mil vagas vão ser sorteadas em 1,2 mil pontos de táxi em todas as regiões da cidade, inclusive no Aeroporto de Congonhas, que vai ganhar 26 novas vagas.
O prefeito também antecipou que serão sorteados 3,3 mil alvarás de estacionamento de táxi, sendo as licenças remanescentes dos últimos editais de sorteio, realizados no ano passado.
O Departamento de Transportes Públicos vai determinar quais modelos de veículos podem ser usados em cada modalidade.
As datas e as regras dos sorteios, além das categorias que terão licenças ofertadas, ainda vão ser divulgadas.