O município de Resplendor, no Vale do Rio Doce, no leste de Minas Gerais, é o primeiro do Brasil a adotar uma moeda pública local. A Ubérrima foi lançada nesta semana e já está em circulação.
A moeda local age como uma moeda complementar ao real. Ela é fiscalizada pelo Conselho Monetário Municipal. Para cada unidade de Ubérrima emitida, a prefeitura guarda o valor correspondente em Real em um fundo, assegurando a paridade com a moeda nacional.
Quase 70 mil cédulas foram impressas para os primeiros seis meses de circulação, totalizando 300 mil. A população está realizando as operações de câmbio na Secretaria de Desenvolvimento Econômico ou nos comércios conveniados. As notas disponíveis são de 1, 2, 5, 10 e 20 Ubérrimas.
O nome escolhido significa muito abundante, fértil e foi retirado do hino do município, que diz “Resplendor, terra ubérrima e querida — Foto: Prefeitura Resplendor
A empresária Andreia Lana já está com o novo dinheiro em mãos. Ela aprovou a novidade.
“Nós já aderimos a moeda e acredito que vai ser uma coisa assim muito boa pra o consumidor e para o comércio. Achei maravilhosa a ideia. Vai melhorar dentro do comércio, quem vende na cidade”, diz.
Dono de um açougue na cidade, o Álvaro Muniz aprovou a ideia, mas ainda está desconfiado. No caso dele, como a compra das mercadorias é feita fora do município, o novo dinheiro vai dar mais trabalho por causa da troca pelo real.
“É bom, mas pra gente que gasta com comércio fora fica difícil. Eu vou ter sempre que ir ao banco trocar dinheiro. Vamos ver como é que vai ser e como o pessoal vai entender, ainda mais que a cidade que tem mais idoso. Pessoal já está mais devagar pra entender como é que funciona”, comenta.
Resplendor tem cerca de 17 mil habitantes. Além dos moradores, a nova moeda também está em adaptação pelos comerciantes da cidade — Foto: Divulgação
A prefeitura diz que a iniciativa foi motivada pela necessidade de criar mecanismos para reter a riqueza no município, aumentando as transações comerciais no próprio território.
A expectativa é que todo o comércio e demais empreendedores de Resplendor aceitem a moeda local e ofereçam benefícios aos consumidores para pagamento em Ubérrima. A moeda vai circular livremente no município, sem a necessidade de fazer cadastro.
Cada estabelecimento poderá definir a porcentagem de desconto e outras vantagens para ampliar a utilização da moeda.