A Prefeitura do Rio deu início às novas mudanças nas vias da região central da cidade. As alterações entraram em vigor na manhã desta segunda-feira (15), criando uma nova alternativa para conexão entre as Avenidas Rio Branco e Avenida Presidente Vargas.
Entenda as principais alterações:
– O sentido viário da R. da Assembleia, entre a R. da Carioca e a Av. Rio Branco, passará a sentido duplo de direção
– O sentido da R. Uruguaiana, entre a R. da Carioca e a Av. Presidente Vargas, passará a sentido único de direção, da primeira para a segunda via;
– Veículos que circulam pela Av. Rio Branco poderão virar à direita na R. da Assembleia para acessar a R. Uruguaiana até a Av. Presidente Vargas, podendo seguir até a Praça Mauá.
– Paralelamente, veículos que vierem da R. da Carioca poderão acessar, à esquerda, a R. Uruguaiana até a Av. Presidente Vargas sem precisar seguir pela R. Primeiro de Março. É esperado alívio do fluxo nesta última via.
O presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, acredita que as alterações vão trazer mais agilidade ao trânsito. Ele garante que agentes farão o monitoramento e darão orientações aos motoristas até a adaptação.
“São esperadas melhoras, especialmente no período da tarde, onde esse movimento é mais demandado. E é esperado também que, com isso, a gente reduza o tráfego na Rio Branco e na 1º de março. De qualquer forma, a recomendação da prefeitura, mesmo com essa melhora, é que as pessoas ainda deem preferência ao transporte de maior capacidade, o metrô e o VLT, que é integrado com a TransBrasil no terminal Gentileza. Para quem está ali, tem essa nova alternativa. Uma sinalização forte foi implantada, bastante operadores de tráfego. Existe uma preocupação com os pedestres ali, tanto na travessia da Assembleia Rio Branco quanto na própria Uruguaiana. Por isso, a gente está com uma operação forte e vai manter essa operação até que seja consolidada essa nova circulação.”
O taxista Márcio Cordeiro trabalha há 30 anos na região central. Ele aprovou as mudanças.
“Pelo menos o tanto que a gente já trabalha aqui, todos esses anos, foi a melhor coisa que aconteceu porque tu vê aí ó o trânsito tá calmo, não tem carro parando na dupla, a fiscalização tá de parabéns. Fizeram esse estacionamento estendido de motos, era uma coisa que não tinha. Então, acho que foi bom, beneficiou todo mundo, o trânsito tá bem suave”.
Eduardo Oliveira também gostou das alterações. Ele diz que deve economizar 15 minutos nesse retorno entre a Rio Branco e a Presidente Vargas.
“O trânsito agora, entrando pela Rua da Assembleia para a Uruguaiana, ficou muito melhor, porque se a gente for pela Rio Branco e desistir, pode entrar na Rua da Assembleia e voltar para a Uruguaiana sem problema nenhum, entendeu? Antigamente tinha que entrar na Rua da Assembleia, voltar para pegar Buenos Aires, para sair aqui na Uruguaiana. Antes eu demorava 20 minutos pra fazer esse retorno, agora eu demoro 5.”
Para viabilizar as mudanças, obras de recuperação da pavimentação, ajustes geométricos e construção de rampas de acessibilidade foram realizados. Outras adaptações feitas pela prefeitura foram adequações semafóricas, revitalização de sinalizações, implementação de um estacionamento pra motos na Rua Uruguaiana e uma nova pintura da ciclofaixa na Avenida Presidente Vargas.