O diagnóstico é de João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Ele participou do evento Rumos 2024.
Os danos causados pela agropecuária e pelo desmatamento são os principais desafios brasileiros para a redução da emissão de gases poluentes. O diagnóstico é de João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Juntos, desmatamento e agropecuária respondem por 67% das emissões de gases poluentes no Brasil.
Em sua participação no Rumos 2024, evento realizado pelo Valor Econômico, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima afirmou que embora haja boas notícias na Amazônia, com redução do desmatamento, ainda há desafios a serem superados.
João Paulo Capobianco afirmou também que já existe uma articulação entre os governos dos Estados que compõem o Serrado com vistas à redução desse desmatamento.
O executivo disse ainda que, embora o Brasil sofra com os problemas causados pelas mudanças climáticas, há nesse cenário uma janela de oportunidades para que o país se torne mais sustentável.