O presidente venezuelano Nicolás Maduro afirmou, na quarta-feira (3), ter informações de que os Estados Unidos instalaram “bases militares secretas” em Essequibo, na Guiana.
A declaração de Maduro foi feita durante a cerimônia no Palácio Federal Legislativo, em Caracas, na qual o presidente promulgou uma lei que anexa o território guianense à Venezuela – o estado da “Guiana Essequiba”.
“Temos informações comprovadas de que no território da Guiana Essequiba, administrado temporariamente pela Guiana, foram instaladas bases militares secretas”, afirmou, sem apresentar provas.
“Núcleos militares do Comando Sul e núcleos da [agência de inteligência americana] CIA para preparar ataques à população de [a cidade venezuelana de] Tumeremo, do sul e do leste da Venezuela, e para preparar uma escalada contra a Venezuela”, completou.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, promulgou a chamada Lei Orgânica para a Defesa de Essequibo, que cria uma região venezuelana dentro do território internacionalmente reconhecido como parte da Guiana.