O presidente Lula participa, na noite desta terça-feira (2), da filiação ao PT da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, no Circo Voador, no Centro do Rio de Janeiro. O evento, que é o terceiro do presidente no estado nesta terça, estava previsto para as 18h, mas começou com atraso de cerca de uma hora.
São esperadas declarações a respeito da prisão dos acusados de serem os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, irmã da ministra. Até o início da noite desta terça, o presidente ainda não havia comentado o assunto.
Mais cedo, Lula participou de uma agenda em Niterói, na Região Metropolitana do Rio – único município da região em que derrotou o então presidente Jair Bolsonaro, nas eleições de 2022, nos dois turnos. O gesto é visto como apoio à candidatura do ex-prefeito Rodrigo Neves – que participou do evento como secretário Executivo da prefeitura de Niterói, atualmente comandada pelo aliado Axel Grael. Lula também aproveitou para atacar o governo Bolsonaro, que chamou de ‘governo de mentiras’.
Nesta terça-feira, o governo federal participou, ainda, do anúncio do início das obras de dragagem do Canal São Lourenço, em Niterói – no qual prevê um investimento de mais de R$ 155 milhões para ampliar de 7 metros para 11 metros a profundidade do canal, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, para alavancar a indústria naval local.
Ao participar do anúncio do início das obras de dragagem do Porto de Niterói, Rodrigo Neves convidou o presidente para ‘conhecer as belezas de Niterói’ e se hospedar na cidade. Lula aceitou o convite.
‘Vou aceitar o convite do Rodrigo, que eu espero que seja do prefeito, para experimentar uma praia aqui em Niterói, porque a verdade é que eu venho ao estado do Rio de Janeiro e nunca ninguém do PT me levou para colocar o pé numa praia, qualquer que seja a praia. Eu só venho aqui para reunião, reunião e reunião. Está aceito o convite, prefeito. Na próxima vinda, eu vou visitar a praia que os militares têm aqui’, garantiu.
O presidente também criticou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Sem citar o nome do ex-presidente, Lula disse que não tinha governabilidade, educação e saúde.
Pela manhã, o presidente participou de uma agenda ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, para anunciar um investimento de R$ 4 milhões em um novo Hub de Inovação e Inteligência Artificial no município. A proposta, em parceria com a prefeitura do Rio, também terá apoio da iniciativa privada e será instalada no Porto Maravilha, que já centraliza empresas de tecnologia na capital Fluminense.
Em menos de dois meses, essa é a décima visita do presidente ao Rio de Janeiro – entre anúncios de obras com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento, lançamento de um pacote de investimentos culturais com a Petrobras e, na semana passada, uma agenda no Complexo Naval da Marinha, em Itaguaí, com a presença do presidente francês Emmanuel Macron.