As tropas ficariam no estado até este domingo (31), mas o governador Cláudio Castro enviou um ofício ao ministro, na quarta-feira, pedindo a extensão do prazo.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, decidiu renovar por mais 30 dias a permanência da Força Nacional no Rio de Janeiro. As tropas ficariam no estado até este domingo (31), mas o governador Cláudio Castro enviou um ofício ao ministro, na quarta-feira, pedindo a extensão do prazo – mas sem especificar por qual período.
No documento, assinado por Lewandowski na tarde desta quinta-feira (28), ele autoriza ‘a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública no Estado, em apoio aos órgãos de segurança pública Federal e Estadual, para atuar nas atividades e nos serviços’ de ordem pública, do dia primeiro ao dia 30 de abril. O efetivo de agentes que permanecerá é de 204 agentes.
Esta foi a segunda solicitação de permanência da Força Nacional no Rio aceita pelo governo federal. As tropas atuam no estado desde outubro do ano passado, e em janeiro, o Ministério da Justiça já havia ampliado o tempo de permanência.
A Força Nacional apoia os trabalhos na área de segurança pública do Rio, sob liderança da Polícia Rodoviária Federal. Segundo o Ministério da Justiça, os custos na operação até 27 de março foram de mais de R$ 14 milhões.