Em sua primeira incursão em um trabalho voltado ao country, a cantora americana Beyoncé lançou seu novo disco, “Cowboy Carter”, nesta sexta-feira (29). A promessa de explorar o gênero foi feita durante o Super Bowl, quando anunciou o lançamento como uma espécie de continuação da experimentação musical do último álbum, “Renaissance” (2022), que tem influências da música eletrônica e do house music.
Ao todo, são 27 músicas confirmadas no “Cowboy Carter”. Entre elas, os singles já revelados “16 Carriages” e “Texas Hold’Em”. Também foram anunciadas colaborações com Miley Cyrus, Post Malone e Willie Nelson. Há ainda um cover de “Jolene”, clássico de Dolly Parton, uma versão de Blackbird, dos Beatles, e uma canção em homenagem a pioneira entre negros no country, Linda Martell, em “The Linda Martell Show”.
Além disso, haverá também um gostinho brasileiro. Isso porque a música “Spaghetti” terá um sample (uso de trecho de uma outra canção remixada) de “Aquecimento das Danadas” do DJ O Mandrake. A informação foi confirmada pelo próprio nas redes sociais, após especulações.
O lançamento de “Cowboy Carter” iguala como a publicação mais rápida de Beyoncé de um disco novo. Foram menos de dois anos desde que “Renaissance” saiu. Uma distância similar ocorreu entre “Lemonade”, que foi lançado em 2016, e “Everything is Love”, feito em parceria com seu marido, Jay-Z, que saiu em 2018.
Capa do disco ‘Renaissance’, de Beyoncé. — Foto: Divulgação
Relembre a repercussão de ‘Renaissance’
Lançado em julho de 2022, “Renaissance” foi considerado como um dos grandes álbuns daquele ano pela crítica especializada. Ele marcou a exploração de novos gêneros por parte da cantora, especialmente a house music, o techno e o eletrônico.
O disco recebeu nove indicações no Grammy, incluindo de “Álbum do Ano”. A artista venceu em quatro, mas nenhuma das principais. No entanto, com essas conquistas, ela se tornou a pessoa mais premiada na história do Grammy Awards, com 32 troféus.
Beyoncé publicou fotos com a bandeira do Brasil em suas redes sociais. — Foto: Reprodução
Beyoncé fez surpresa para fãs brasileiros em Salvador
No dia 21 de dezembro do ano passado, Beyoncé confirmou as especulações nas redes sociais e de fato visitou o Brasil em uma passagem meteórica. No Centro de Convenções de Salvador, na orla da capital baiana, fãs e convidados fizeram parte de uma festa de lançamento do documentário que mostra os bastidores da mais recente turnê da cantora, “Renaissance”.
Apesar de não ter se apresentado musicalmente ou anunciado algum show no país, a artista encantou o público ao subir ao palco enrolada na bandeira da Bahia.
Beyoncé em “Single Ladies”, “Formation” e “Pretty Hurts”. — Foto: Reprodução
Conheça outros discos marcantes da carreira de Beyoncé
I Am… Sasha Fierce (2008)
A icônica dança de “Single Ladies”, os vocais celestiais de “Halo”, a crítica aguda em “If I Were a Boy”… O terceiro álbum de Beyoncé pode ser antigo, mas é inesquecível. Alguns dos maiores hits da cantora estão presentes no disco, que recebeu seis Grammys e sete indicações.
Lemonade (2016)
Acompanhado por um filme de 65 minutos, “Lemonade” é o sexto álbum de estúdio de Beyoncé, conhecido pelo impactante clipe de “Formation”, vencedor do Grammy, que celebra a cultura negra e denuncia a violência policial nos Estados Unidos, dentre outros temas. O disco recebeu nove indicações e dois Grammys.
Beyoncé (2013)
O quinto álbum da ex-Destiny’s Child, que leva seu próprio nome, foi desenvolvido como um álbum visual, em que cada música recebe um curta para ilustrar as músicas. As faixas “Pretty Hurts” e “Drunk in Love” se tornaram hits, uma por sua crítica aos padrões de beleza massacrantes impostos às mulheres e a última por sua pegada sexy e energizante. Foi indicado a cinco Grammys e venceu três.
Como ouvir o álbum “Cowboy Carter” de Beyoncé?
A obra está disponível na íntegra no YouTube, no Spotify e em outros tocadores de música.
Veja a lista completa de músicas
- American Requiem
- Blackbird
- 16 Carriages
- Protector
- My Rose
- Smoke Hour – com participação de Willie Nelson
- Texas Hold’Em
- Bodyguard
- Dolly P
- Jolene
- Daughter
- Spaghetti
- Alligator Tears
- Smoke Hour II
- Just for fun
- II Most Wanted – com participação de Miley Cyrus
- Levii’s Jeans – com participação de Post Malone
- Flamenco
- The Linda Martell Show
- Ya Ya
- Oh Louisiana
- Desert Eagle
- Riverdance
- II Hands II Wanted
- Tyrant
- Sweet Honey Buckin
- Amen