O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um recurso vital para os trabalhadores brasileiros, funcionando como uma reserva financeira que pode ser acessada em momentos cruciais. Uma dessas oportunidades é a antecipação do FGTS, onde o montante acumulado no Fundo pode ser resgatado antecipadamente, assemelhando-se a um empréstimo que utiliza o saldo como garantia.
Para quem busca um alívio financeiro imediato, a modalidade de empréstimo FGTS pode ser uma solução rápida e eficiente. Continue lendo para entender como conseguir a partir de R$ 100 hoje mesmo, as vantagens dessa alternativa e como acessar seu saldo para equilibrar seu orçamento neste fim de ano.
Veja também: Empréstimo FGTS do Saque-Aniversário: simule agora
O empréstimo FGTS, também conhecido como antecipação do saque-aniversário, permite que indivíduos com saldo em conta inativa ou ativa do Fundo resgatem uma parte do valor retido. Esse resgate antecipado é especialmente útil para cobrir despesas urgentes ou oportunidades que surgem inesperadamente.
Quem tem direito à antecipação do FGTS
Para aderir a essa modalidade de crédito, é necessário que a opção do saque-aniversário esteja habilitada como formato de saque do FGTS. Os critérios para elegibilidade podem variar entre as instituições financeiras, mas, geralmente, incluem:
- A posse de saldo em conta ativa ou inativa do Fundo;
- Idade mínima de 18 anos ou emancipação;
- Regularidade do CPF junto à Receita Federal;
- Possuir conta corrente ou poupança em seu próprio nome.
É possível antecipar o FGTS pelo Nubank?
No cenário atual, o Nubank se destaca oferecendo a Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS como uma opção de empréstimo. Essa modalidade proporciona acesso rápido a até 12 parcelas do Saque-Aniversário, com o saldo do FGTS servindo como garantia de pagamento.
- Em outras palavras, você pode ter o valor disponível em sua conta Nubank em até um dia útil, sem a necessidade de aguardar pelo mês do seu nascimento para sacar anualmente;
- Na prática, o saldo do FGTS é utilizado como garantia, sendo debitado o pagamento anual das parcelas, compostas pelo valor antecipado acrescido de juros e encargos.