Na noite de sexta-feira, os oito participantes receberam as dólmãs durante o coquetel oficial de lançamento do programa que deve iniciar em abril
Está dada a largada para a temporada 2024 da Clash of Chefs. Na sexta-feira, os chefes que disputam o título foram apresentados oficialmente e receberam as dólmãs (uniforme oficial de um chef de cozinha). A partir do mês de abril, nos últimos sábados do mês, o reality show de gastronomia será exibido durante o Balanço Geral RS Edição Especial de Sábado, apresentado por Anderson Caruso. Todas as emoções de cada disputa serão contadas pelo Correio do Povo, Record RS e Rádio Guaíba.
Os oito chefes foram anunciados ao longo da semana e apresentados durante o coquetel de lançamento que ocorreu no espaço A Forja, em Porto Alegre. Com uma grande presença de público, o evento contou com apresentações musicais e coquetel. “Senhoras e senhores, sejam muito bem-vindos ao Clash of Chefs Desafio de Cozinheiros”, saudou o coordenador Caruso.
As batalhas gastronômicas ocorrem em jantares mensais que, conforme o coordenador, contemplam seis momentos: welcome drink, entrada, dois pratos principais, sobremesa e um momento de desconexão. A estreia do programa está marcada para abril, mas o local em que ele acontecerá será anunciado em breve. Serão sete episódios até que seja conhecido o campeão.
Para o apresentador, um dos fatores mais interessantes é que o Clash of Chefs é o único reality show gastronômico em que a plateia é que define o vencedor. “Quem decide ão é uma banca, é o público. Eles adquirem o seu ingresso lá na nossa plataforma, vão até a batalha, degustam os pratos e decidem quem ganhou”, destacou Caruso.
Com a dinâmica, ele explica que cada pessoa se torna um crítico gastronômico naquela noite. “A pessoa começa a noite falando que vai jantar e termina comentando aromas, sabores e texturas, então ela realmente vive aquela experiência. Isso para a gente é muito gratificante”, afirmou.
Apoiadora do programa, a Prefeitura de Porto Alegre foi representada no lançamento pelo secretário de Comunicação, Luiz Otávio Prates. Ele destacou que a Administração Municipal está ao lado de boas causas que contribuem para o desenvolvimento da cidade. Com essa premissa, são apoiados propostas que têm conexão com esta realidade, como é o caso do Clash of Chefs. “Temos o projeto chamado Capital Mundial de Churrasco, então, com a temática gastronômica do programa, não tem o porquê de a gente não valorizar. Nesse intuito, nos somamos ao Clash of Chefs para fomentar esse projeto, porque somos a Capital Mundial do Churrasco”, ressaltou.
Em nome do Correio do Povo, o diretor presidente Marcelo Dantas também comentou sua expectativa para o início do Clash of Chefs. “Para nós é uma grande satisfação poder investir no produto local do Rio Grande do Sul, não em produtos enlatados de fora do Brasil, como ocorre em alguns casos. Todos nós, tanto do Correio do Povo, quanto da Record RS e da Rádio Guaíba, através do grupo Record RS, estamos muito satisfeitos com o resultado”, pontuou.
Como Funciona a competição
Os embates são somente para cozinheiros profissionais e com diploma de formação. A seleção foi realizada a partir de inscrições e as avaliações foram feitas pela cúpula, de acordo com a estratégia e perfis buscados para a melhor performance da competição.
Oito nomes foram escolhidos para uma temporada que acontece em sete embates. A primeira fase possui duelos eliminatórios e o vencedor avança para próxima etapa. Depois, quem vencer, já se qualifica para a batalha final que premia o campeão ou a campeã com um prêmio em dinheiro e todos os benefícios da conquista.