De estátua no Centro do Rio, passando pela Avenida Marquês de Sapucaí, a nome de jardim suspenso em Paris, na França. Nesta quinta-feira (14) em que se completam seis anos do assassinato da vereadora Marielle Franco, a CBN relembra homenagens feitas para a parlamentar durante o período.
Estátua no Centro do Rio
O Centro do Rio ganhou, em 2022, uma estátua de Marielle em tamanho real. A inauguração da escultura de bronze, de 1,75m, ocorreu na Praça Mário Lago, conhecida como Buraco do Lume, região do Centro onde Marielle conversava com eleitores sobre o mandato. A estátua é um dos primeiros sonhos da família da vereadora, após o Instituto Marielle Franco.
Estátua de Marielle Franco no Centro do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/TV Globo
Carnaval 2024: desfile da Portela
No carnaval deste ano, Marinete Silva, mãe de Marielle Franco, foi uma das 16 mães de vítimas de violência homenageadas pela Portela no desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro. As mães desfilaram em um carro decorado com borboletas, na última ala da agremiação, com o nome do enredo, “Um Defeito de Cor”.
Mãe de Marielle desfila pela Portela no Carnaval de 2024 — Foto: Reprodução
Carnaval 2019: enredo da Mangueira
Já em 2019, no primeiro carnaval após a morte da vereadora, a Mangueira homenageou Marielle. A parlamentar estampou bandeiras pela avenida e foi citada na letra do samba: “Brasil, chegou a vez / De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês”. A viúva dela, a agora vereadora Mônica Benício, desfilou na última ala.
Bandeiras em homenagem a Marielle Franco em desfile da Mangueira no Carnaval de 2019 — Foto: Marcos Serra Lima/g1
Jardim suspenso em Paris
Também no ano seguinte à morte da vereadora, um jardim suspenso que leva o nome de Marielle Franco foi inaugurado, em Paris, na França, em setembro de 2019. O espaço verde fica junto à Gare de l’Est, uma das principais estações de trem da capital francesa.
A homenagem foi aprovada de forma unânime pela Câmara Municipal de Paris. O pedido foi feito à prefeita, Anne Hidalgo, por uma rede europeia que defende a democracia no Brasil, a RED.Br.
Paris, na França, faz homenagem a Marielle Franco, com jardim suspenso na cidade — Foto: Gabi Oliveira/Globo
Show do Roger Waters, do Pink Floyd
Em 2018, o cantor Roger Waters fez história no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, quando apresentou sucessos do Pink Floyd para 47 mil pessoas. Em homenagem a Marielle Franco, o artista recebeu, no palco, a filha, a irmã e a viúva da vereadora. Enquanto cantava sucessos, Roger Waters usou uma blusa preta com a frase “Lute como Marielle Franco”.
Roger Waters, do Pink Floyd, faz homenagem a Marielle Franco — Foto: Carlos Brito/g1
Além disso, em um show nos EUA, o nome da parlamentar foi exibido em telões com um jogo de luzes especial.
Roger Waters faz homenagem a Marielle Franco em show nos EUA — Foto: Reprodução
Show de Katy Perry, na Apoteose
Na semana de sua morte, Marielle Franco também teve lugar no show da cantora pop Katy Perry, que encerrava a turnê “Witness Tour” no Brasil, em 2018. Uma foto de Marielle foi projetada em um telão, e a irmã e a filha da vereadora foram chamadas ao palco. Katy as abraçou e ficou entre as duas enquanto pedia um momento de silêncio.
Cantora Katy Perry faz homenagem a Marielle Franco em show no Rio — Foto: Reprodução TV Globo
* Estagiária sob supervisão de Laura Rocha