Inundações e deslizamentos que afetaram a Ilha de Sumatra, na Indonésia, deixaram 26 mortos enquanto 11 pessoas seguem desaparecidas, informou nesta segunda-feira o funcionário de uma agência de atenção a desastres. “Onze pessoas estão desaparecidas enquanto outras 26 foram encontradas mortas”, declarou Abdul Muhari, porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres em um comunicado divulgado nesta segunda-feira.
As chuvas torrenciais de quinta-feira provocaram o caos na província de Sumatra Ocidental, onde rios transbordaram e deslizamentos cobriram casas. Os esforços de resgate foram dificultados pelo clima extremo e a falta de eletricidade, indicou Fajar Sukma, do órgão de emergências de Sumatra Ocidental.
“Hoje continua chovendo e os socorristas realizam as tarefas de resgate no meio da chuva”, indicou. Advertiu que “é possível que o número de vítimas seja maior quando atualizarmos o informe”.
O desastre danificou centenas de casas, pontes, templos e outras instalações públicas.A Indonésia é propensa a deslizamentos durante a temporada de chuvas e o problema se agravou com o desmatamento no arquipélago.