Em meio a uma baixa adesão, o Rio de Janeiro começou a vacinar as crianças de 12 anos contra a dengue. O imunizante já estava disponível para as crianças de 10 e 11 anos e agora, contempla uma nova idade.
Por enquanto, a vacinação das crianças não alcançou os números esperados. Na capital, das 140 mil crianças que já poderiam ter sido imunizadas, apenas 37 mil tomaram a dose – número que representa apenas 26% do público infantil.
A campanha de vacinação da Prefeitura começou na última sexta-feira (1), e, por enquanto, contempla crianças de 10, 11 e 12 anos. O município ainda vai divulgar as datas para imunização do público de 13 e 14 anos.
Como funciona o esquema vacinal da dengue?
A vacina contra a dengue deve ser feita em duas doses, tomadas num intervalo de três meses. Para tomar o imunizante, basta o responsável levar a criança até uma das 238 unidades de Atenção Primária do município e estar com o CPF e a carteira de vacinação da criança em mãos.
O estado vive uma epidemia de dengue. Até agora, 14 mortes já foram registradas e os casos passam de 92 mil, número vinte vezes maior do que o esperado para o período. A Secretaria Estadual de Saúde investiga uma 15ª morte pela doença, que seria de um homem de 40 anos de Petrópolis, na Região Serrana.
Na última sexta-feira, a Prefeitura de Petrópolis confirmou a primeira morte por dengue esse ano, mas o caso ainda passa pela Comissão de Investigação da Secretaria de Estado de Saúde, para saber se realmente essa foi a causa do óbito.
*Sob supervisão de Matheus Carrera