O governo federal e a Serasa realizam, até o dia 28 de março, o MegaFeirão Serasa e Desenrola, uma iniciativa para quitar até 99% de valores de dívidas.
O Rio de Janeiro é o estado com mais endividados: cerca de 7,3 milhões de pessoas estão nessa situação, o que corresponde a 53% da população fluminense. Na capital, são quase 2,9 milhões de inadimplentes. Nesse contexto, o governo federal e a Serasa realizam, até o dia 28 de março, o MegaFeirão Serasa e Desenrola, uma iniciativa para quitar até 99% de valores de dívidas.
O mutirão emergencial, realizado on-line, acontece em meio a uma nova alta no número de inadimplentes em todo o país, depois de quedas em novembro e dezembro. O economista Gilberto Braga explica que existe um pico sazonal no cenário do endividamento: no final do ano, as pessoas que trabalham de carteira assinada recebem o 13º salário, por exemplo, mas janeiro tem despesas tradicionais, como IPVA, IPTU e material escolar, o que, a depender do planejamento de cada pessoa, complica a situação.
‘O crescimento da inadimplência no início de 2024 está muito associado a esse perfil de pessoas que se aproveitaram dos programas [de renegociação] que foram feitos no final do ano passado, mas que já tiveram a sua situação desequilibrada no início do ano. A inadimplência tradicionalmente tem um período de pico sazonal no início dos anos, o que, muitas vezes, compromete todo o ano pela frente’, ressalta.
A educadora financeira Aline Soaper destaca que, no Rio de Janeiro, há muito apelo a consumo e, ao mesmo tempo, oportunidades, mas esse cenário não alcança todas as pessoas.
‘O Rio de Janeiro oferece muitas oportunidades para que as pessoas possam aproveitar, o apelo ao consumo é muito grande, mas nós sabemos também que as pessoas têm menos acesso ao trabalho, salários mais baixos… juntando com a desorganização financeira, isso tende a virar uma bola de neve’, afirma.
São 72 milhões de brasileiros nessa situação e outros 271 milhões com dívidas ativas. Para participar do mutirão, é só acessar o site www.serasalimpanome.com.br ou o aplicativo da Serasa. Para quem preferir, é possível regularizar pendências em agências dos Correios, a partir de uma taxa de R$ 4,20.