Acontece no próximo dia 10 de março a cerimônia de entrega do Oscar 2024. A premiação tem como grande destaque o filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, com 13 indicações. Em seguida vem “Pobres Criaturas”, com 11, “Assassinos da Lua das Flores”, com 10, e “Barbie”, o líder de bilheterias nos cinemas em 2023, com 8. Relembre todos os indicados aqui.
Apesar de ser difícil prever quem pode vencer o Oscar, alguns prêmios prévios indicam possíveis caminhos, especialmente aqueles de sindicatos e associações em Hollywood. Isso porque os votantes são os mesmos do principal prêmio da indústria americana.
Dessa forma, a CBN traz os favoritos de cada uma das categorias com base nas premiações que ocorreram desde o começo do ano e para ajudar nas apostas do bolão do Oscar 2024!
‘Oppenheimer’ foi indicado a 13 Oscars em 2024. — Foto: Reprodução
“Oppenheimer” segue como grande favorito para vencer o principal prêmio do Oscar. Desde o início da temporada de premiações, nenhum outro longa deu indícios que pode disputar. O filme de Christopher Nolan conquistou o principal prêmio no Globo de Ouro (em Drama), no BAFTA (o ‘Oscar inglês’), e nos sindicatos dos atores (como Melhor Elenco) e dos Produtores (Melhor Filme).
Os únicos concorrentes que venceram algum prêmio desde o início do ano foram “Pobres Criaturas”, que conquistou o Globo de Ouro como Melhor Comédia, e “Vidas Passadas”, que venceu em Melhor Filme no Spirit Awards (para filmes independentes). No entanto, as duas cerimônias não são consideradas prévias para o Oscar, pois os votantes são bem diferentes.
Apesar disso, é preciso lembrar que, em Melhor Filme, os votantes do Oscar colocam a ordem de preferência, de primeiro até o décimo. Com isso, ainda há margem para surpresas. Veja fotos de todos os indicados no fim.
Christopher Nolan comemora a vitória no Globo de Ouro em Direção e Melhor Filme de Drama. — Foto: Robyn BECK / AFP
Outra categoria que não tem apresentado muita concorrência é a de melhor direção. Christopher Nolan aparece na frente dos concorrentes, sendo o único que venceu algum prêmio relevante. Entre eles, o que mais conta para Melhor Direção: o do sindicato dos diretores. Além disso, Nolan conquistou também o BAFTA e o Globo de Ouro.
Ator Cillian Murphy em cena de ‘Oppenheimer’. — Foto: Reprodução
A disputa atual se concentra entre dois atores: Cillian Murphy (“Oppenheimer”) e Paul Giamatti (“Os Rejeitados”). Apesar disso, Murphy aparece um pouco na frente por ter conquistado a premiação que mais conta para a categoria, de Melhor Ator no SAG, a votação do sindicato dos atores.
Emma Stone em Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos. — Foto: Reprodução
Entre as seis principais categorias do Oscar 2024, melhor atriz é a que chega até a data da cerimônia sob maior indefinição. Emma Stone (“Pobres Criaturas”) despontou desde o começo como a grande favorita. Não a toa, venceu o BAFTA em Melhor Atriz. Porém, ainda há alguma dúvida na briga contra Lily Gladstone (“Assassinos da Lua das Flores”). O que poderia dar mais certeza ou trazer mais dúvidas era o SAG, que deu vitória a Gladstone. Dessa forma, a corrida segue aberta.
– Melhor Ator Coadjuvante
Roberto Downey Jr. em ‘Oppenheimer’. — Foto: Reprodução
Similar a Melhor Direção, Robert Downey Jr. (“Oppenheimer”) venceu tudo o que disputou, inclusive o SAG. É o grande favorito categoria melhor ator coadjuvante.
– Melhor Atriz Coadjuvante
Cena de ‘Os Rejeitados’ com Da’Vine Joy Randolph. — Foto: Reprodução
A categoria de Melhor Atriz Coadjuvante é outra que tem alguém muito a frente dos outros concorrentes. Da’Vine Joy Randolph (“Os Rejeitados”) também conquistou todos os prêmios, incluindo o SAG e não aparenta ter nenhuma concorrente.
– Melhor Roteiro Original
Cena do filme francês ‘Anatomia de uma Queda’. — Foto: Reprodução
Melhor Roteiro Original é uma categoria em que há poucas informações para apontar um favoritismo já que são poucos os prêmios que dividem roteiro entre original e adaptado. No entanto, dois filmes se destacam: “Anatomia de uma Queda” e “Segredos de um Escândalo”. O primeiro conquistou o Globo de Ouro e o BAFTA. O segundo o Spirit Awards.
Geralmente, as categorias de roteiro premiam longas que não ganharão outros premios. Por isso, os dois filmes ganham ainda mais destaque.
– Melhor Roteiro Adaptado
‘Ficção Americana’ foi um dos filmes com mais indicações no Oscar 2024. — Foto: Reprodução
Já em Melhor Roteiro Adaptado há um grande favorito. “Ficção Americana” conquistou o BAFTA, o Spirit e um dos principais termômetros para a categoria, o USC Scripter. Essa é uma premiação da Universidade do Sul da Califórnia que teve o mesmo vencedor de Roteiro Adaptado de 8 dos últimos 10 prêmios do Oscar.
Cena do filme “O Menino e a Garça”, de Hayao Miyazaki. — Foto: Reprodução
Desde o inicio da corrida nessa categoria, a disputa parece concentrada em dois filmes: “O Menino e a Garça” e “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”. O primeiro tem ao seu lado a vitória no BAFTA, a principal premiação da indústria de cinema na Inglaterra. Do outro lado, o segundo surge como favorito por ter vencido o Annie Awards (o ‘Oscar das animações’) e em Melhor Animação no sindicato dos produtores.
’20 Dias em Mariupol’ retrata o ínicio da Guerra na Ucrânia na cidade de Mariupol. — Foto: Reprodução
Nenhum dos indicados ao Oscar 2024 em Melhor Documentário venceu outros prêmios já entregues, como do BAFTA e do PGA. Essa ausência gera incertezas sobre quem pode ser o favorito. De acordo com o histórico do Oscar, longas com temas políticos em evidência costumam angariar mais votos. “20 Dias em Mariupol” tem isso a seu favor, ao retratar o começo da Guerra na Ucrânia.
– Melhor Filme Internacional
Sequência do filme ‘Zona de Interesse’. — Foto: Reprodução
É uma das categorias em que é mais difícil colocar favoritos porque quase nenhuma premiação para filmes fora dos Estados Unidos segue as mesmas regras do Oscar. Entretanto, todas as vezes que um longa está indicado aqui e em Melhor Filme, ele vence ao menos o prêmio de Melhor Filme Internacional. É o caso de “Zona de Interesse” neste ano.
Cena do filme Oppenheimer, indicado ao Oscar 2024. — Foto: Reprodução
Novamente, “Oppenheimer” tem o favoritismo em melhor fotografia. Além ter conquistado o BAFTA na categoria, também venceu o ASC Awards, premiação da associação de diretores de fotografia em Hollywood.
‘Oppenheimer’ retrata a história do criador da bomba atômica. — Foto: Reprodução
A divisão da premiação da associação dos editores, a ACE Eddie Awards, deixa as coisas um pouco duvidosas. Nela, venceram “Oppenheimer” e “Os Rejeitados”. O filme sobre o criador da bomba atômica fica na frente por ter vencido também o BAFTA.
‘Oppenheimer’ é o grande favorito para o Oscar 2024. — Foto: Reprodução
Categoria do Oscar que juntou Melhor Mixagem de Som e Edição de Som, essa agora tem um prêmio que serve como grande termômetro para quem deve vencer. É a Cinema Audio Society, que deu para “Oppenheimer”.
A segunda principal premiação é a Motion Picture Sound Editors, que se dividiu entre “Oppenheimer” e “Maestro”. Por isso, o primeiro segue na frente na corrida.
‘Pobres Criaturas’ tem Emma Stone como protagonista. — Foto: Reprodução
É uma das categorias técnicas em que há maior concorrência. Isso porque o prêmio do Sindicato de Direção de Arte de Hollywood se divide em três: Filme de Época, Filme de Fantasia e Filme Contemporâneo. Nesse ano, o vencedor do terceiro foi “Saltburn”, que não está indicado. Já os outros dois vencedores são “Oppenheimer” e “Pobres Criaturas”, que despontam como os maiores concorrentes.
Cena do filme “Barbie”, um dos destaques do cinema em 2023. — Foto: Divulgação
Assim como em Direção de Arte, o prêmio do sindicato, o Costume Designers Guild, se divide em três. “Saltburn” venceu em uma novamente, mas também não está indicado. Por isso, a concorrência fica entre os dois vencedores: “Pobres Criaturas” e “Barbie”.
‘Maestro’ é dirigido por Bradley Cooper. — Foto: Reprodução
Melhor Maquiagem é uma categoria que sofreria a mesma disputa que as duas últimas, porém tem um asterisco: além de “Maestro”, conquistaram prêmios “Saltburn” e “Barbie”, que não foram indicados. Por isso, o longa de Bradley Cooper fica na frente.
Filme ‘A Resistência’ é dirigido por Gareth Edwards. — Foto: Reprodução
A grande premiação em Hollywood dos profissionais de efeitos visuais consagrou a vitória de “A Resistência”, que se consolidou como favorito para Melhores Efeitos Visuais. Único que também aparece no Oscar, “Guardiões da Galáxia vol. 3” também venceu, mas em categorias secundárias.
Apesar de ser favorito, “A Resistência” sofre com a concorrência de um filme não americano, o japonês “Godzilla Minus One”, que foi extremamente elogiado nos Estados Unidos.
Saiba quais filmes foram indicados à categoria principal do Oscar 2024
Veja fotos dos 10 filmes indicados à categoria principal do Oscar 2024.
As categorias de curta (Melhor Curta em Live-action, Melhor Curta de Animação e Melhor Curta em Documentário) não tem premiações separadas e nem categorias nos outros prêmios. Por isso, é difícil fazer projeções sobre os vencedores.