Vinte e três agentes da Polícia Rodoviária Federal foram afastados da instituição após serem indiciados pela participação em uma operação que terminou com 26 pessoas mortas em Varginha, no sul de Minas Gerais, no ano de 2021.
A decisão pelo afastamento é da corregedoria, que se baseou na conclusão do inquérito da Polícia Federal. O documento afirma que houve “indícios de possíveis excessos na ação policial” e determina “o remanejamento dos servidores indiciados para locais de trabalho que não estejam relacionados com o desempenho de atividade operacional”.
O texto é assinado pelo corregedor-geral da PRF, Vinicius Behrmann Bento, e foi encaminhado para as superintendências estaduais.
Ao todo, a Polícia Federal indiciou 39 policiais militares e policiais rodoviários federais por homicídio qualificado, tortura e fraude processual.
As investigações apontaram que 500 disparos foram feitos pelos agentes de segurança. Ao todo, 300 cartuchos foram encontrados pela perícia e somente 20 disparos foram atribuídos aos criminosos. O inquérito afirma ainda que há evidências de tiros simulados disparados pelos próprios policiais.
As mortes ocorreram durante uma operação policial. Em 31 de outubro de 2021, por volta de 5h, uma caminhonete da PRF derrubou o portão principal de uma chácara de Varginha. Nessa casa, estavam integrantes de uma quadrilha que planejava roubar um banco.
Segundo o inquérito, a equipe da operação policial invadiu a casa atirando, pegando a todos de surpresa. Todas as 26 pessoas que estavam na casa morreram.
Ainda conforme a PF, não houve forte resistência por parte dos suspeitos, conforme alegado pelas forças de segurança na época. O inquérito também aponta que não existem indícios de que um combate aconteceu.
Um caseiro, que não tinha ligação com os criminosos, também foi morto pelos agentes.
No local da ação foram apreendidos armamentos. Os suspeitos alugaram um sítio na cidade próximo ao batalhão da polícia. Foram recuperados explosivos, armas longas ponto 50 e 10 fuzis, além de outras armas, munição, granadas, coletes e 10 veículos roubados.