A cidade chegou a registrar 4,2ºC acima da média.
Belo Horizonte foi a capital brasileira que mais esquentou no país em 2023, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, do governo federal. A cidade chegou a registrar 4,2ºC acima da média. Brasília e Goiânia, aparecem em seguida com 4ºC e 3,6°C graus acima da média, respectivamente.
O estudo analisou a situação dos 5.700 municípios brasileiros, por meio de dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Foram coletadas as temperaturas médias de cada mês de 2023 e cada resultado foi comparado com a média registrada para cada período.
As capitais da região central do Brasil foram as que tiveram temperaturas mais acima da média em novembro do ano passado. De acordo com o estudo, o El Niño foi a causa desta anomalia. Municípios do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, foram as que tiveram temperaturas mais acima da média em 2023.
Em 19 novembro de 2023, durante uma onda de calor, a cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, registrou a maior temperatura da história do Brasil: 44,8°C.
Das 20 cidades com o maior aumento no país, uma é da Bahia e 19 são mineiras — 10 do Norte de Minas, oito do Vale do Jequitinhonha e um da Região Metropolitana de Belo Horizonte.