O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou nesta quinta-feira (29) após uma reunião bilateral com o presidente da Guiana, Irfaan Ali. Durante o discurso, Lula destacou que o Brasil não quer conflitos com nenhum país do mundo.
“Todo mundo sabe que o Brasil é contra a guerra na Ucrânia, todo mundo sabe que o Brasil é contra o que está acontecendo na Faixa de Gaza, da mesma forma que fomos contra ao ataque terrorista do Hamas e todo mundo sabe que o Brasil não tem e não quer contencioso com nenhum país do mundo”, disse o presidente.
Lula também destacou a repórteres que cobriam o evento que o Brasil está disponível para mediar o conflito entre a Venezuela e a Guiana pela região de Essequibo. O petista ainda passará por São Vicente e Granadinas, onde participará de uma cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e se reunirá com o presidente Nicolás Maduro na sexta-feira (1°).
“Não discutimos a questão do Essequibo, não discutimos porque não era o momento de discutir, era uma reunião bilateral para discutir desenvolvimento, para discutir investimento, mas o presidente Irfaan sabe, como sabe o presidente Maduro, de que o Brasil está disposto a conversar com eles a hora que for necessário, quando for necessário, porque nós queremos convencer as pessoas de que é possível, é possível através de muito diálogo a gente encontrar a manutenção da paz. Eu não vou discutir com presidente Maduro sobre a questão, porque a reunião não é pra isso, eu vim discutir Celac, eu vou me encontrar com Maduro lá, complementou Lula.