Frederico Meyer foi convocado de volta ao Brasil na segunda-feira (19) devido a reprimenda do governo israelense após Lula ter comparado guerra na Gaza ao Holocausto, o extermínio de judeus pelos nazistas.
O embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, já voltou ao Brasil, onde deve permanecer pelos próximos meses. Ele chegou ao Rio de Janeiro, e aguarda por uma reunião com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, no final de fevereiro. O ministro das Relações Exteriores viaja ainda nesta sexta para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para participar de reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC). E na sequência deve seguir para a Guiana.
Meyer foi convocado de volta ao Brasil para consultas na última segunda-feira (19). A medida foi tomada depois que o diplomata brasileiro foi chamado pelo governo israelense para uma reprimenda após Lula ter comparado a ofensiva israelense na Faixa de Gaza ao Holocausto, o extermínio de judeus pelos nazistas.
Agora, a ideia do governo brasileiro é mandar a mensagem de que a ‘tentativa de humilhação pública’ de Meyer não tem relação com diplomacia e não será aceita pelo Brasil. Conforme alguns diplomatas, é difícil que o embaixador Frederico volte para a representação brasileira em Israel.
Enquanto isso, a embaixada brasileira está sob o comando de Fábio Moreira Farias, ministro-conselheiro da embaixada brasileira em Tel-Aviv.