Será inaugurado, nesta sexta-feira (23), o maior terminal integrador de transportes públicos do Rio de Janeiro. O Terminal Gentileza vai interligar os sistemas BRT e VLT, além de 10 linhas de ônibus. Com estimativa de receber 150 mil pessoas por dia, o espaço começa a funcionar para os passageiros no sábado (24).
A abertura do terminal também dará início à operação do corredor do BRT Transbrasil, que será implementado de forma gradual.
“Sábado começamos a operação do terminal com uma linha do VLT, cinco linhas de ônibus municipais, e um serviço do BRT da Penha até o Terminal Intermodal Gentileza. Essa é a primeira fase”, disse a secretária municipal de Transportes do Rio, Maína Celidonio.
A primeira fase da operação do BRT Transbrasil vai até 30 de março, com ônibus articulados no trecho entre o bairro da Penha e o Terminal Gentileza, das 12h às 14h, com intervalos de 10 minutos entre as viagens e tempo de percurso de 20 minutos.
O preço da passagem será R$ 4,30, o mesmo cobrado em todos os modais municipais, de acordo com prefeitura.
Os articulados farão paradas nas seguintes estações: Ibiapina, Olaria, C. de Moraes e Santa Luzia, antes de entrarem na Transbrasil e seguirem direto, sem paradas, até o Terminal Gentileza
Para atender aos passageiros do Aeroporto Internacional Tom Jobim, uma linha expressa de ônibus executivos, sem paradas nas estações, entrará em operação todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos.
O tempo de viagem é estimado em 16 minutos, e o valor da tarifa, R$ 15. O valor poderá ser pago com Jaé ou Riocard.
Com 26 quilômetros de extensão, 18 estações e dois terminais, o corredor expresso conectará Deodoro, na zona oeste, ao centro do Rio, passando por 18 bairros. A expectativa da prefeitura é que 250 mil pessoas sejam transportadas, por dia, até 2030.