O empresário Abílio Diniz estava internado no hospital Albert Einstein em São Paulo em função de uma pneumonia há cerca de um mês. Ele morreu aos 87 anos. O velório será nesta segunda-feira, às 11h, no estádio do Morumbi.
Abílio Diniz se consolidou como um dos maiores empresários do país à frente do Grupo Pão de Açúcar. Ao lado dos irmãos e do pai, transformou o negócio da família na maior rede de comércio varejista do Brasil. Também era um aficionado por esportes.
Atualmente, ele era um dos principais acionistas do grupo Carrefour Brasil, ocupando a vice-presidência do colegiado da varejista.
Conheça a trajetória de Abílio Diniz
O empresário Abílio Diniz era um adolescente quando o pai, um imigrante português, fundou a primeira unidade da Doceria Pão de Açúcar. Até então, era um negócio familiar em São Paulo, em 1948. Onze anos depois, já no último ano do curso de Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, ele recebeu um convite: ajudar na abertura da primeira unidade do supermercado Pão de Açúcar, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio.
Era o primeiro tijolo do império bilionário da família, que se desenvolveu nas duas décadas seguintes sob comando de Abílio Diniz, do pai e dos irmãos.
Abílio Diniz — Foto: Reprodução: Facebook
O negócio cresceu ao longo dos anos 1960 e 70. Adquirindo outros comércios menores e apostando em um modelo inspirado no mercado americano e europeu, o Pão de Açúcar se tornou a maior rede de comércio varejista do Brasil.
Em entrevista à CBN, ele contou sobre a trajetória até o sucesso:
“Eu sou filho de padeiro e tenho muito orgulho da minha origem humilde”
Apesar da prosperidade, Abílio se afastou dos negócios em 1979 por causa de desentendimentos familiares. Só voltou ao fim dos anos 1980, quando a empresa passava por uma crise financeira e precisou passar por diversos cortes na operação.
Em dezembro de 1989, no mesmo dia em que o Brasil elegeu o primeiro presidente de forma democrática desde o golpe militar de 1964, Abílio Diniz foi sequestrado por militantes do Chile, Canadá e outros países sul-americanos. Foram seis dias em um cativeiro na Zona Sul de São Paulo até a polícia encontrar o paradeiro do empresário. O resgate dele foi transmitido ao vivo pela TV Manchete.
Ao longo dos anos 2000, o Grupo Pão de Açúcar comprou outras concorrentes, como Ponto Frio e Casas Bahia, se consolidando no mercado.
A saída do comando da empresa aconteceu depois que a corporação fechou um acordo com o grupo francês Casino. A companhia passou a efetivamente controlar o Pão de Açúcar em 2012.
No ano seguinte, Abílio anunciou a renúncia à presidência do conselho de administração do grupo fundando pela família 65 anos antes.
Fora do comando do Pão de Açúcar, atuou em cargos estratégicos nos Conselhos de Administração de companhias como Carrefour e BRF. Também continuou na liderança da Península Participações, empresa de investimentos criada para gerir os ativos da família.
Diniz era adepto a diversos esportes, principalmente as artes marciais. Como torcedor, a maior paixão era o time do coração, o São Paulo.
Morte do filho
Em 2022, ele enfrentou o luto com a morte do filho João Paulo, que sofreu um infarto aos 58 anos. O empresário foi encontrado sem vida, em casa, no Rio de Janeiro.
Abilio Diniz e João Paulo Diniz — Foto: Foto: Divulgação
Abílio Diniz deixa a mulher e outros cinco filhos.