Cerca de 300 voos que chegariam ou partiriam do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, serão deslocados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Zona Norte, por causa do fechamento do terminal no período do G20. Com isso, cerca de 60 mil passageiros devem ser impactados, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos.
Uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, determina que as companhias aéreas ofereçam reacomodação ou reembolso em caso de atraso por mais de quatro horas do voo ou cancelamento do serviço.
A Gol e a Latam afirmaram, em nota, que os clientes que não concordarem com a alteração do destino podem solicitar reembolso integral ou alteração da data da viagem – os pedidos devem ser feitos por meio dos canais de atendimento das próprias companhias. A Azul disse, em comunicado, que os clientes afetados “serão avisados previamente da mudança”.
Aeroporto será fechado em 18 e 19 de novembro
O Santos Dumont será fechado nos dias 18 e 19 de novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, por determinação do governo federal. O terminal fica a 550 metros do Museu de Arte Moderna, que será palco do encontro entre as autoridades internacionais.
A concessionária RIOgaleão projeta que, entre os dias 14 e 20 de novembro, o aeroporto registre um aumento de 87% no número de voos em relação ao mesmo período de 2023. Em relação ao número de passageiros, o crescimento é de quase 70%. Diante disso, a RIOgaleão disse que reforçou as equipes de limpeza e manutenção do terminal, além da frota de táxis e carros de aplicativos.
Canais de atendimento
Gol
O cliente pode entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo 0300 115 2121. Aqueles que adquiriram bilhetes por agências de viagem devem procurar diretamente seus representantes.
Latam
A companhia orienta que clientes se informem e entrem em contato por meio do site www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens.
Azul
A companhia orienta que passageiros fiquem atentos ao email e aplicativo da empresa.